1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

ucrania soldadosUcrânia - Prensa Latina - Os intensos bombardeios do Exército ucraniano nas últimas 48 horas converteram em ruínas a cidade de Slavyansk, no norte de Donetsk (região de Donbass), onde ficaram destruídas pelas chamas de dois mísseis redidências, comércios e automóveis.


Vídeos colocados na Internet e imagens das tevês captadas na localidade mostram uma cidade praticamente em ruínas, com centenas de edificações ardendo ainda pelo fogo devido às explosões. A cidade está numa zona dada por "perdida" há pouco pelo governo de Kiev.

Unido às incursões dos aviões caça e os golpes de artilharia pesada a partir das colinas de Karachun, um dos pontos estratégicos controlado pelas forças regulares, os esquadrões da Guarda Nacional, com o emprego de franco-atiradores continuavam a metralhar os povoados da periferia e o centro urbano, densamente povoado.

Representantes das milícias populares declararam à agência ITAR-TASS que projéteis de grosso calibre atingiram numerosas moradias, restaurantes, uma fábrica de móveis e a empresa de comunicações.

Ao menos cinco mortos, entre eles uma menor, e dezenas de feridos entre a população civil deixaram como saldo os ataques nas últimas horas sobre esta cidade, convertida em símbolo da resistência no Donbass à operação de castigo contra as regiões rebeldes do oriente ucraniano, desde meados de abril.

O prefeito popular de Slavyansk, Vyacheslav Ponomariov comentou que o número de vítimas é tal que as ambulâncias não dão conta de atender todos os telefonemas de emergência, relatou o Primeiro Canal da televisão russa.

Na cidade ardem fábricas, usinas e oficinas, e os moradores também relataram destruição parcial da igreja mais antiga da cidade, acrescentou Ponomariov, citado por vários noticiários. As milícias de resistência asseguraram que o exército ucraniano emprega na operação de assalto, para a tomada total de Slavyansk os sistemas coheteriles Grad, de impacto letal e em massa, descreveram os noticiários de último minuto no canal Rossia 24.

Miroslav Rudenko, um dos líderes das milícias do Donbass, associou o recrudescimento dos ataques nesse território pelas forças de Kiev com a tomada de posse do presidente Piotr Poroshenko, no último sábado. Poroshenko, sublinhou Rudenko, deixou claro em seu primeiro discurso inaugural sua oposição à federalização, um direito que nos negam, igualmente em relação com o status federal do idioma russo.

Deu a entender que não tem a intenção de um diálogo pleno com os habitantes de Donbass, e sua negativa em decretar um cessar-fogo é uma demonstração de suas intenções agressivas em relação aos moradores das Repúblicas de Donetsk e Lugansk, sentenciou o dirigente.

A seu julgamento, tal postura complica o caminho para uma saída pacífica do conflito, enquanto a realidade no sudeste do país se distancia muito dos pronunciamentos oficiais de Poroshenko, segundo Rudenko.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.