1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

290514 Barakaldo-76Berri-OtxoakEuskal Herria - ASEH - Apesar de a Câmara Municipal (CM) de Baracaldo e a Polícia Municipal terem tentado impedir a iniciativa, algumas pessoas acabaram por acampar frente ao Departamento de Acção Social em protesto contra os cortes permanentes nas áreas da Habitação e das Ajudas de Emergência, e o despejo de 202 famílias em 2013.


Mantém-se o número de despejos em Baracaldo (Biscaia)

Os últimos dados do Conselho do Poder Judicial referem que, em 2013, 202 famílias perderam as suas habitações em Barakaldo por não conseguirem pagar as rendas (117 famílias) ou as hipotecas (85).

O acesso à habitação é cada vez mais difícil

É preciso ter em conta que a habitação neste município biscainho é das mais caras do Estado espanhol: o preço médio do metro quadrado é de 2487 euros; o o do aluguer anda pelos 739 euros/mês. Por outro lado, de acordo com o EUSTAT (Instituto Basco de Estatística), 8,3% das 45 323 habitações existentes no município estão vazias, ou seja: 3751 casas estão desabitadas.

Cortes aplicados pela CM de Baracaldo

As ajudas sociais destinadas aos «gastos necessários para a manutenção da habitação ou alojamento habitual» sofreram um corte de 50%. Foi eliminada a ajuda destinada a sufragar as «Despesas necessárias à habitabilidade e ao equipamento básico da habitação ou alojamento habitual».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.