1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

guantanamoEstados Unidos - Prensa Latina - [Tradução do Diário Liberdade] A Câmara de Representantes estadunidense rechaçou ontem (22), por 247 votos contra 177, um projeto que pretendia autorizar o presidente Barack Obama ao fechamento da prisão na base de Guantánamo, no leste de Cuba.


Desde 2002 a Casa Branca mantém tal campo de detenção nessa instalação naval, localizada em território cubano contra a vontade do governo e do povo da ilha caribenha.

A iniciativa apresentada pelos democratas como parte do orçamento de defesa nacional para o ano fiscal de 2015 visava cancelar a proibição de transferência dos detidos ao território continental estadunidense e o fechamento da prisão a partir de 2017.

Em seu discurso sobre o Estado da União em janeiro passado, Obama disse que 2014 deveria ser o ano para o Congresso eliminar as restrições para a transferência de detidos e o fechamento definitivo da prisão, que ainda mantém detidos 154 prisioneiros.

Após assumir seu primeiro mandato em 2009, o chefe da Casa Branca assinou uma ordem executiva para fechar a prisão em menos de um ano.

Um relatório recente do Pentágono reconheceu que a prisão gasta cerca de um bilhão de dólares anualmente, e o montante total superará os cinco bilhões no final do ano fiscal de 2014.

Existem numerosas denúncias sobre o emprego de técnicas cruéis nessa instalação como a privação do sono, reclusão dos prisioneiros sem roupas em câmaras com baixas temperaturas e interrogatórios extenuantes.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.