1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cincoEstados Unidos - Prensa Latina - Uma noite de solidariedade aos cinco antiterroristas cubanos condenados a longas penas de prisão nos Estados Unidos se celebrará no próximo dia 24 de maio em Chicago, Illinois.


Segundo informou hoje o Comitê Nacional pela liberdade desses homens, a iniciativa permitirá aumentar "o apoio pró-libertação de nossos irmãos Gerardo (Hernández), Ramón (Labañino) e Antonio (Guerrero)", que ainda permanecem em penitenciárias federais.

Do quinteto, Fernando González e René González deixaram a prisão somente após cumprir a totalidade de suas injustas sentenças e se encontram atualmente com suas famílias em Cuba.

O grupo solidário informou que a Noite de Solidariedade a Cuba e aos Cinco se inscreve no contexto do Congresso anual da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA), previsto de 21 a 24 de maio, um evento público no qual participarão mais de três mil pessoas.

Além do Comitê Nacional, promovem a noite solidária a Coligação pró-Cuba de Chicago, o Comitê Chicago Libertem os Cinco e a Coligação ANSWER, entre outras.

A causa dos lutadores da ilha é abraçada em diferentes partes do mundo, de fato nos últimos anos 10 prêmios Nobel pediram ao presidente estadunidense Barack Obama (que também ostenta esse prêmio desde 2009), que os liberte e os devolva a seu país.

Igualmente se pronunciaram parlamentos inteiros e personalidades de diferentes âmbitos, bem como uma conferência de especialistas das Nações Unidas, a qual concluiu em 2005 que é arbitrária a prisão dos Cinco.

Sua prisão ocorreu em 12 de setembro de 1998 na cidade de Miami, enquanto rastreavam grupos violentos dedicados a planificar ações terroristas contra Cuba, como as que causaram à nação antilhana cerca de cinco mil vítimas fatais e incapacitados ao longo de mais de 50 anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.