1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

0823 Chelsea Manning 630x354Estados Unidos - Opera Mundi - A soldado Chelsea Manning, que vazou ao Wikileaks milhares de documentos secretos sobre operações militares norte-americanas, não receberá clemência como havia sido pedido por seus advogados, segundo anunciou nesta segunda-feira (14/04) o Exército dos EUA. 


Agora, ela não tem opção a não ser cumprir a pena de 35 anos à qual foi sentenciada pela juíza Denise Lind no ano passado.

Um release do Exército começou a circular na manhã de hoje, informando que a autoridade do Pentágono que poderia ter concordado em reduzir ou eliminar a pena de Manning se recusou a fazê-lo. Agora, o caso será automaticamente encaminhado para a Corte de Apelos Criminais do Exército.

De acordo com o comunicado, o major general Jeffrey S. Bunachan, responsável por decidir sobre o pedido de clemência de Manning, aprovou a sentença da juíza Lind, a despeito das reclamações do advogado David Coombs de que o julgamento não havia sido justo. À época, Chelsea era conhecida como Bradley Manning, mas, por se identificar como mulher, pediu oficialmente a troca de nome em março deste ano. 

Horas antes de o Exército ter publicado seu comunicado, a nova advogada de Manning, Nancy Hollander, disse a uma audiência em Washington, capital dos EUA, que estava planejando buscar obstinadamente um apelo para sua cliente.

“Nós vamos ficar com este caso até que não haja mais cortes e nenhum outro lugar aonde ir, em nome de Chelsea”, disse Hollander. “Nenhuma pessoa razoável poderia pensar que a sentença que lhe foi imposta é razoável. Acho que o sistema militar precisa responder por si. Há questões que são muito evidentes sobre se o sistema militar foi justo com Chelsea ou não”.

Chelsea Manning foi condenada a 35 anos de prisão depois de ter assumido a responsabilidade pelo vazamento de milhares de documentos secretos ao Wikileaks. A juíza Lind considerou-a culpada de diversas acusações, incluindo espionagem, roubo e fraude virtual.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.