1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Irunea-1563ikasle mugimenduaEuskal Herria - ASEH - Esta quinta-feira, a Polícia espanhola levou a cabo uma operação em Iruñerria [Comarca de Pamplona] contra o movimento estudantil, que se saldou com a detenção de seis estudantes acusados de participar nos incidentes ocorridos na capital navarra quando da greve estudantil de 27 de Março. Em Bilbo, a Polícia regionalista deteve três jovens acusados de participar nos incidentes de 3 Março contra a Troika.


Seis detenções em Iruñerria

Uma semana depois da grande jornada de greve, em que milhares de estudantes bascos vieram para as ruas em protesto contra a LOMCE e exigiram um sistema educativo próprio, a Polícia espanhola procedeu à detenção de seis estudantes - três dos quais menores -, acusados de participar nos incidentes que tiveram lugar em Iruñea, segundo revelou o portal ahotsa.info.

De acordo com a mesma fonte, os jovens são acusados de «desordens públicas» e «atentado contra agente da autoridade», e foram levados para uma esquadra, antes de serem presentes a um juiz. Com as detenções de hoje, sobe para quinze o número de estudantes detidos e acusados de participar nos incidentes de 27 de Março; oito são menores de idade. Para as 18h00 foi convocada uma concentração frente à esquadra.

Três detenções em Bilbo

De acordo com a página Uriola.info, as detenções de hoje, efectuadas pela Polícia regionalista em Bilbo, estão relacionadas com os incidentes de dia 3 de Março, quando da realização do Global Forum Spain na capital biscainha; um dos detidos é menor. Há cerca de uma semana, outras duas pessoas foram detidas no âmbito do mesmo processo - uma em Getxo e outra em Donostia -, estando ambas em liberdade.

Em solidariedade com os detidos, foi convocada uma mobilização para as 19h00, na Praça Zabalburu. Para amanhã, o sindicato Ikasle Abertzaleak convocou uma jornada de mobilização geral em todo o País Basco, para exigir a libertação dos detidos e o fim da criminalização dos estudantes.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.