1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

020414 Pablo Hasel04Estado espanhol - ASEH - O rapper comunista, acusado de «enaltecimento do terrorismo» através das suas canções e julgado no dia 10 de Março no tribunal de excepção espanhol, foi condenado a dois anos de cadeia.


Na sentença, os magistrados Alfonso Guevara, Guillermo Ruiz Polanco e Antonio Díaz Delgado destacam que a principal prova de acusação foi o seu depoimento «incriminatório», na medida em que o próprio rapper reconheceu ser o autor das suas canções e se defendeu dizendo que tinha exercido «a sua liberdade de expressão e de criação como artista».

Os magistrados consideram que as mensagens divulgadas pelas canções que lançou no YouTube não se enquadram na «liberdade de expressão» e defendem que nelas «é patente o discurso do ódio».

Em declarações ao La Haine, Pablo Hasél afirmou que vai recorrer da sentença. Não vai para a prisão agora, mas fica com antecedentes e, como enfrenta outros processos, se voltar a ser condenado, já terá de cumprir pena efectiva.

Sobre a sentença e a questão dos dois pesos e duas medidas da «liberdade de expressão» no Estado espanhol, Pablo Hasél disse ao La Haine que «neste Estado espanhol fascista só a direita tem liberdade para dizer o que lhe der na gana, e nós, se pisarmos terrenos incómodos, depois somos acusados de apologia do terrorismo».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.