1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310314 Ondarroa-130LorenEuskal Herria - ASEH - Alguns refugiados políticos bascos aproveitaram as concentrações que se realizaram em muitas localidades de Euskal Herria na última sexta-feira do mês em defesa dos direitos dos presos e dos refugiados bascos, para regressarem às suas terras, às suas casas.


No passado dia 15, mais de uma centena de antigos refugiados políticos bascos reclamou publicamente, em Altsasu (Navarra), o apoio popular para o regresso a casa das pessoas que hoje ainda vivem no exílio. Alguns dias mais tarde, num acto realizado em Arrangoitze (Lapurdi), o Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK) anunciava o regresso de alguns deles, de forma paulatina. E esse regresso tem estado a acontecer nos últimos dias.

Vários cidadãos bascos fizeram o caminho de regresso, aproveitando a concentração da última sexta-feira do mês em defesa dos perseguidos políticos. Em terras como Zarautz, Zestoa, Zegama ou Arrasate (Gipuscoa) viveram-se momentos emocionantes.

Gurutze Arrondo regressou a Zegama (Goierri, Gipuscoa) depois de 23 anos de exílio; Zestoa (Urola Kosta, Gipuscoa) recebeu Kontxi Lopetegi. Em Zarautz (Urola Kosta, Gipuscoa) foram recebidos Xabi Makazaga, José Ángel Mutiozabal, Ros González e Mila Mitxelena. Xabier Arin, por seu lado, regressou a Ataun (Goierri, Gipuscoa).

Aitor Mokoroa e Pello Aranzabal voltaram ao bairro donostiarra de Amara, enquanto Jesús Mari Lejartza regressou a Galdakao (Biscaia). Em Arrasate (Debagoiena, Gipuscoa), estiveram Lore Zeziaga, Oxel Azkarate e Kepa Ruiz de Larrinaga. Em Ondarroa (Lea-Artibai, Biscaia), esteve Loren Aldarondo (que recebeu umas boas-vindas «à Ondarru»; na foto de cima).

Também se festejou o regresso de refugiados em Hernani, Bergara (Gipuscoa) e Santurtzi (Biscaia).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.