1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

280314 EH-Inigo-askatuEuskal Herria - ASEH - O jornalista Iñigo Fernández de Martikorena, do portal ukberri.net, foi detido quarta-feira às 13h00 em Itzubaltzeta / Erromo (Getxo, Biscaia). O povo do bairro convocou uma assembleia para as 20h00, na Santa Eugenia plaza, na qual participaram 180 pessoas.


De acordo com a informação divulgada por vários jornais e agências, o advogado de Iñigo, Iñigo Santxo, confirmou que a sua detenção está relacionada com os incidentes ocorridos a 3 de Março, quando da realização, em Bilbau, do Global Forum Spain. Mais tarde, soube-se que o acusavam de participar nesses inicidentes -acusação que o jornalista negou de forma categórica, afirmando, uma e outra vez, que nesse dia esteve em Getxo.

[Entretanto, Iñigo foi libertado ontem à tarde (dia 27), ficando a aguardar que um tribunal bilbaíno o chame, depois de investigar as acusações contra ele vertidas por um polícia. Iñigo reafirma que esteve em Getxo, e não em Bilbau, no dia 3 de Março. A Plataforma Euskal Herrian Euskaraz emitiu um comunicado em que louva a atitude exemplar de Iñigo, lhe manifesta toda a solidariedade e denuncia este caso como um «ataque».]

Uma outra pessoa, menor de idade, foi detida em Donostia, também acusada de participar nos incidentes de 3 de Março em Bilbau. Seria posteriormente libertada, ficando à guarda dos pais.

Testemunhas afirmaram que os polícias -agentes da polícia autonómica à paisana- foram até casa de Iñigo, em Erromo, pelas 13h00. O erromoztarra foi levado para a esquadra de Neguri (Getxo) e, dali, para a de Deustu (Bilbau), onde passou a noite. Hoje, será conduzido ao Tribunal de Bilbau -referiu o seu advogado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.