1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

150214 afeganistam civis mortos onuAfeganistão - PCO - As Nações Unidas divulgaram no último dia 8, um relatório sobre o número de mortos no ano de 2013 no Afeganistão. Segundo os dados 2959 civis morreram no último ano, sendo que a maioria eram mulheres e crianças.


Para explicar o crescimento alarmante, que inclusive se aproxima do recorde de 2011, as Nações Unidas alegam que a saída progressiva das forças internacionais e o crescimento dos combates entre talibã e forças afegãs em zonas mais povoadas, contribuíram para o aumento das mortes.

Além dos 2.959 mortos, o relatório contabilizou 5.656 feridos, o que significa um aumento de
14% em relação a 2012, e uma média próxima a 2011, quando 3133 civis foram mortos no país. E ainda concluiu que as mortes de mulheres teve um aumento de 36% em relação a 2012 e de crianças foi de 34%.

Apesar de o relatório atribuir três quartos das mortes a ações do talibã, as Nações Unidas afirmam que vêm crescendo o número de mortos em fogo cruzado, onde segundo a organização não é possível saber quem é o responsável.

Outro dado que é apresentado de forma mascarada pela organização é o número de mortes causadas por drones.  Só declararam que ocorreram 19 ataques com drones que resultaram em mortes e feridos.

É importante relembrar que os ataques realizados por drones tem sido um dos motivos pela crise entre o governo Afegão e o norte-america, já que segundo o presidente afegão, Hamid Karzai, os drones são um dos principais causadores das mortes de civis, sendo a maioria mulheres e crianças. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.