1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

301113 Erromo-Kitxu-maite zaituguEuskal Herria - ASEH - O preso político basco Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, de Erromo/Itzubaltzeta (Uribe Kosta, Biscaia), saiu ao princípio da tarde de ontem da cadeia de Valhadolide, depois de a Audiência Nacional espanhola ter decretado a sua libertação. Cerca de 20 familiares e amigos estavam à sua espera, à saída da prisão. 


Iñaki Gonzalo Casal, que passou 19 anos na cadeia, devia ter saído no dia 4 de Maio deste ano, mas ao ser-lhe aplicada a doutrina 197/2006, conhecida como Doutrina Parot, viu a pena ser-lhe prolongada. A decisão foi revogada ontem de manhã pelo tribunal especial espanhol, depois de a Procuradoria ter solicitado a libertação do habitante de Erromo, e ainda a do preso donostiarra Joseba Arizmendi (este incluído na chamada «via Nanclares»), também hoje libertado.

Antes de ser detido, Kitxu foi jornalista nas rádios Getxo e Egin; é também conhecido como autor de várias obras literárias. Em 1994, foi detido em Areeta (Getxo, Bizkaia), sendo acusado de fazer parte do Comando Lanbroa, da Euskadi Ta Askatasuna.

Kitxu recebido com carinho por centenas de pessoas em Erromo há um ano

No Natal do ano passado, à entrada e à saída do serviço fúnebre da mãe, Angela Casal Tubet, Kitxu ouviu dezenas de vezes expressões como 'gostamos de ti', 'o povo está contigo' ou 'viva o filho de Angelita'.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.