1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

271113 EH-epeh-Juan Ignacio DelgadoEuskal Herria - ASEH - Na sequência da sentença do Tribunal de Estrasburgo sobre a Doutrina Parot, a AN espanhola decretou ontem a libertação de mais 14 presos políticos bascos aos quais essa doutrina foi aplicada.


Trata-se de Jesús Mari Mendinueta, Iñaki Erro, José Ángel Biguri, Gotzone López de Luzuriaga (estes quatro com doenças graves), Jon Ander Urkizu, Iñaki Orotegi, Nicolás Francisco, Iñigo Akaiturri, Jabier Martínez, Inma Pacho, Santos Berganza, Iñaki Fernández de Larrinoa, Juan Ignacio Delgado e Bautista Barandalla (que se encontra em situação de prisão atenuada desde 2009, em virtude dos graves problemas de saúde que o afectam).

Treze presos saíram ontem à tarde das cadeias onde se encontravam. José Ángel Biguri deve sair hoje.

A Procuradoria tinha pedido ainda a libertação dos presos bascos Kepa Solana e Andoni Muñoz de Vivar (este último incluído na chamada «via Naclares»); e ainda a do último preso dos GAL, Ismael Miquel Gutiérrez.

Ontem à tarde a Procuradoria da Audiência Nacional solicitou a libertação de mais cinco presos bascos aos quais foi aplicada a doutrina 197/2006: Josune Onaindia, Iñaki Zugadi, Gabriel Zabala, José Ramón Martínez de la Fuente e Fernando Vicente Luis de Astarloa (este último incluído na «via Nanclares»). Os seus casos serão abordados hoje, juntamente com o de Solana.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.