1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

020913 Altsasu-62alde hemendikEuskal Herria - ASEH - Por ordem de Carmen Alba, representante do Governo espanhol em Navarra, sábado passado Altsasu encheu-se de guardas civis. Os habitantes da localidade do vale de Sakana queriam celebrar o Ospa Eguna [Dia do Baza] em ambiente de festa [tal como aconteceu o ano passado], mas a maioria dos actos organizados foi proibida. Cerca de 100 militares da Guarda Civil ocuparam a localidade, segundo referiu o vereador Ruben Imaz [na foto, a ser identificado].


Alguns habitantes disseram ao naiz.info que os da Benemérita ocuparam a praça por volta das três da madrugada, porque era preciso «limpar» a terra, em castelhano: «vamos a limpiar el pueblo de mierda». Ao longo do dia, viveram-se vários momentos de tensão, como consequência da atitude das forças de ocupação, que filmaram as pessoas nas ruas, incluindo crianças, apesar da oposição dos pais.

O vereador Ruben Imaz tentou falar com os militares, segundo refere o portal Guaixe, tendo-lhe sido dito que a única iniciativa do programa autorizada era o almoço popular com bertsos. Assim, as pessoas decidiram prolongar o almoço, não se levantando da mesa durante várias horas - com cerca de 30 guardas civis em seu redor. Nas ruas da localidade, havia muitas dezenas mais.

Os actos convocados para a tarde - a mani-falla e a falla - foram proibidos. Em sua substituição, houve muita dança e realizou-se uma concentração altamente participada frente à igreja. Digno, o povo de Altsasu não caiu em provocações.

Uma detenção 

De acordo com a informação veiculada pelo topatu.info, um jovem foi detido na madrugada do sábado - e levado «de maus modos» - quando participava numa concentração, com cerca de cem pessoas, para «exigir às forças ocupantes de segurança» que se fossem embora. É acusado de desordens públicas.

119 controlos policiais de Maio a Julho 

Entre Maio e Julho, as forças de ocupação - Polícia Foral (30) e Guarda Civil (89) - procederam a 119 controlos em Altsasu, tanto na Parte Velha como nas diversas saídas da localidade (para Donostia, Gasteiz e Pamplona). O povo de Altsasu sente bem na pele a realidade da ocupação e da opressão policial. Para cúmulo, quando organiza uma jornada reivindicativa-festiva para exigir que «bazem», a «pepera» proíbe-a.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.