1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

040813 guantanamoEstados Unidos - Prensa Latina - A greve de fome dos detentos da prisão estadunidense na base naval de Guantánamo, no leste de Cuba, está próxima de provocar vítimas fatais, assinalou David Reme, um dos advogados dos réus.


De acordo com dados do Pentágono, dos 166 detentos, cerca de 100 participam da greve de fome e 45 deles são alimentados à força.

Desde 2002, Washington mantém um centro de internação nessa instalação localizada em território cubano contra a vontade do povo e Governo dessa ilha caribenha.

Segundo Reme, vários prisioneiros perderam até 20 quilos e estão desesperados, por isso alguns desses homens poderiam falecer nos próximos dias.

Os presos iniciaram o protesto no dia 6 de fevereiro passado, como reação aos abusos sofridos e contra as condições precárias de sua detenção durante mais de uma década sem qualquer acusação oficial contra a maioria deles.

Os detentos recusam também o confinamento por tempo indefinido, a apreensão de seus pertences e cópias do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Um relatório do Pentágono publicado ontem reconhece que o cárcere na base de Guantánamo custa aos contribuintes estadunidenses cerca de um bilhão de dólares anualmente e a média de despesas por cada prisioneiro é de 2,7 milhões de dólares ao ano.

Depois de assumir seu primeiro mandato em 2009, o presidente Barack Obama assinou uma ordem executiva para fechar a prisão, mas desde então teve que enfrentar fortes obstáculos no Congresso para conseguir esse objetivo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.