1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

030513 Hernani-64batzordeaEuskal Herria - ASEH - Vão dar início a uma ronda de contactos com diversas instituições e responsáveis políticos, para lhes pedir que se envolvam «na fase de resolução» e actuem «com responsabilidade». Também irão contactar com instituições europeias e dos estados espanhol e francês.


Autarcas de Hernani, Errenteria, Lasarte-Oria (Gipuscoa), Ondarroa, Larrabetzu (Biscaia), Arbizu (Nafarroa) e Agurain (Araba) criaram uma comissão, entre outras razões, pela preocupação que lhes causou as morte dos presos Angel Figueroa e Xabier López Peña. «A prisão não é o local indicado para tratar uma doença grave», disse a autarca de Arbizu, Miren Mendinueta, durante a apresentação da comissão agora criada, que decorreu na Câmara Municipal de Hernani (Gipuscoa). Por isso, irão pedir que os presos com doenças graves sejam postos em liberdade condicional. Segundo realçaram, tanto as legislações internacionais como a espanhola afirmam a necessidade de respeitar os seus direitos.

Há quinze presos com doenças graves. Mais de cem organizações já solicitaram, através de uma declaração, a libertação destes presos. O Parlamento de Gasteiz foi uma dessas instituições. «É tempo de avançar. A resolução do conflito requer o envolvimento activo de todos», afirmou Mendinueta.

O preso algortarra Pol Asensio sai no dia 16 de Maio

O preso político basco Pol Asensio Millan (Algorta, Getxo, Bizkaia) vai ser libertado dentro de duas semanas, no dia 16 de Maio, mais precisamente. Pol foi detido pela Polícia espanhola em 30 de Novembro de 2007, na sua casa, por ordem da AN espanhola.
 
Inicialmente foi encarcerado em Soto del Real (Madrid), mas, alguns dias antes de a juíza Angela Murillo ler a sentença, foi levado para a prisão de Navalcarnero (Madrid). A 27 de Dezembro de 2007, mudaram-no para a de Valdemoro (Madrid) e no dia 2 de Janeiro de 2008 foi levado para a de Ocaña (Toledo). No final de Setembro, princípio de Outubro de 2008 foi transferido para a prisão de Alacant, a 823 quilómetros do município de Getxo.
 
O algortarra foi condenado a 11 anos de cadeia, acusado de «ser membro de organização terrorista», no âmbito do processo 19/98. Depois, o Supremo Tribunal espanhol reduziu-lhe a pena para sete anos e meio. No relatório que publica mensalmente, a associação Etxerat referiu-se mais que uma vez ao caso de Pol, por considerar que devia estar em liberdade condicional.
 
Ongi etorri a Naia Lacroix
 
A presa basca Naia Lacroix (Senpere, Lapurdi) foi libertada no dia 23 de Abril, e na quarta-feira passada, dia 30, teve lugar a cerimónia de ongi etorri, no frontão do bairro de Ibarrun - com muita festa, dantzaris e cabeçudos à mistura. Naia foi detida e esteve presa por causa de uma acção realizada no âmbito da dinâmica «Euskal Herria Ez da Salgai» [o País Basco não está à venda].

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.