1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

090413 EH-Joseba askatu-BrasilEuskal Herria - ASEH - Os restos mortais de José Marco, sogro do refugiado basco Joseba Vizán, foram trasladados para uma funerária, para depois poderem ser repatriados, graças às autoridades brasileiras, informou a Etxerat.


A associação de familiares de presos políticos recordou que, durante mais de 48 horas, «o Consulado espanhol dificultou o reconhecimento oficial do corpo de José Marco», o que impediu os seus familiares de o irem buscar para proceder ao seu repatriamento. A atitude do Consulado espanhol foi qualificada pelos familiares de Vizán como «desumana e cobarde», como referiu a Etxerat. 

A intervenção das autoridades brasileiras permitiu desbloquear o processo e que assim se realizassem os trâmites que o Consulado espanhol recusava.

O preso de Pamplona Jokin Santxo foi escoltado ao funeral da sua mãe

Por seu turno, no País Basco, o preso político iruindarra Jokin Santxo foi levado da prisão até Navarra para poder assistir ao funeral da mãe, que se encontrava doente há bastante tempo. Apesar dos pedidos constantes, o preso não foi autorizado a vê-la antes de falecer, e o último adeus foi fortemente custodiado por polícias espanhóis. Já passava das 19h30 quando o meteram no furgão e o levaram de volta para a cadeia, por entre mostras de apoio dos seus conterrâneos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.