1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

arafatPalestina - RFI - Especialistas franceses, suíços e russos vão examinar amostras do corpo do ex-líder palestino, Yasser Arafat, para identificar a causa da sua morte em 2004, na França. Caso a denúncia de assassinato feita por sua viúva, Suha, em um tribunal francês seja confirmada, os palestinos vão recorrer à Corte Penal Internacional, segundo o chefe da comissão de enquete palestina, Taoufiq Tiraou.


A coleta de material foi feita na manhã desta terça-feira em Ramallah, na Cisjordânia, por volta das 8h da manhã, horário local. Seu corpo foi enterrado novamente e seu túmulo selado. Em seguida, uma cerimônia militar for realizada diante do mausoléu, localizado na sede da presidência da Autoridade Palestina.

"Hoje o espírito de Arafat saiu de seu túmulo para apoia nossa empreitada na ONU", declarou Tiraou na televisão. Já que nesta terça-feira, o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, viajou para Nova York, onde a Assembleia Geral das Nações Unidas deve se pronunciar na quinta-feira sobre o pedido palestino de integrar o órgão como Estado observador.

Três juízes franceses envolvidos no processo acompanharam a exumação, que aconteceu na presença do mais alto líder islâmico palestino, Mohammad Hussein. Os jornalistas foram impedidos de acompanhar o ocorrido e apenas a televisão nacional palestina foi autorizada a registrar a cerimônia em homenagem a Arafat.

A suspeita de envenenamento do líder palestino voltou à tona em julho, após a difusão de um documentário da rede de televisão Al-Jazeera, do Qatar, revelando traços de polônio-210, substância radioativa, em seus objetos pessoais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.