1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Bilbau1092-Santi Josuri omenaldiaEuskal Herria - ASEH - Santi Brouard e Josu Muguruza, membros do Herri Batasuna, foram assassinados há 28 e 23 anos, respectivamente. Joseba Permach realçou o facto de o aniversário este ano coincidir com dois acontecimentos importantes - a sessão de abertura do Parlamento de Gasteiz e a reunião de Aiete, convocada por Jonathan Powell -. Para as 19h30 estava programado um acto da fundação Egiari Zor no frontão da Esperança, com o lema «Egia bide, askatasuna amets».


Como acontece todos os anos a 20 de Novembro, a esquerda abertzale homenageou Santi Brouard e Josu Muguruza - vítimas do terrorismo de Estado - em Ametzola, junto à escultura erigida em homenagem a Brouard, e em Errekalde, junto ao monólito evocativo de Muguruza.
 
Em ambos os actos estiveram presentes diversas caras conhecidas da esquerda abertzale, como Joseba Permach, Tasio Erkizia e Niko Moreno, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, ou o porta-voz da Amaiur, Xabier Mikel Errekondo.
 
Também estiveram presentes diversos responsáveis do Gabinete de Atenção às Vítimas do Governo de Lakua.
 
No acto de homenagem a Brouard, em Ametzola, Permach fez questão de realçar o contributo dos dois militantes históricos e reiterou o compromisso da esquerda abertzale em seguir pelo caminho da solução do conflito «até ao fim».
 
Santi Brouard foi morto pelos GAL no seu consultório, em Bilbo, em 1984. Muguruza, por seu lado, foi morto em Madrid; na véspera da sessão de abertura do Congresso espanhol, onde ia tomar posse como deputado do Herri Batasuna.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.