1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

121101 vaxevanisGrécia - Ópera mundi - Kostas Vaxevanis é acusado pelas autoridades do país por violação de privacidade


O julgamento contra o jornalista grego Kostas Vaxevanis, acusado pelos promotores de violação de privacidade, teve início nesta quinta-feira (01/11) em um tribunal em Atenas. O editor da revista Hot Doc está sendo processado pelas autoridades gregas por ter revelado os nomes de mais de dois mil membros da elite financeira e política do país que possuem contas bancárias na Suíça na última edição do periódico.

O jornalista, que foi detido no domingo (28/10), enfrenta acusações de ter revelado dados pessoais sem a permissão necessária. Vaxevanis chegou a comparecer no tribunal na segunda (29/10), mas a sessão foi adiada a pedido de seus advogados que alegaram precisar de mais tempo para preparar sua defesa.

O jornal espanhol El Pais alerta que a sessão do tribunal desta quinta (01/11) pode ser prejudicada por conta de uma greve de advogados no país.

"Em vez de prender os sonegadores de impostos e ministros que tinham a lista em suas mãos, eles estão tentando prender a verdade e a liberdade da imprensa", disse Vaxevanis. Para apoiadores do jornalista, sua prisão foi uma forma encontrada pelas autoridades de ocultar as denúncias e apaziguar possíveis manifestações. 

A lista com os nomes, publicada na última edição da revista Hot Doc, foi entregue ao governo grego há dois anos pela então ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, mas ainda era desconhecida do grande público. O documento mostra que 2059 gregos sonegaram mais de 1,5 bilhão de dólares em impostos e enviaram ilegalmente elevadas somas ao país europeu. 

A revelação do documento ocorre em um momento complicado na Grécia, que enfrenta dura recessão econômica e altos índices de desemprego. O recém-eleito governo continuou com a política de austeridade e anunciou no dia 24 de outubro novos cortes no orçamento público, o que provocou a indignação de grande parte da sociedade. 

George Papaconstantinou, ex-ministro das Finanças que recebeu a lista de Lagarde, disse que as autoridades gregas não agiram por medo de confrontar a elite econômica e política do país. O membro do PASOK (Partido Socialista Pan-Helênico) ainda alertou que o problema da evasão fiscal do país é muito mais extenso do que estes dois mil nomes. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.