1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

EH-Irlanda14-Dublin IosuEuskal Herria - ASEH - Um grupo de catorze pessoas, agentes sociais e culturais bascos conhecidos, pediram à sociedade basca que participe numa marcha pela liberdade dos catorze presos gravemente doentes. A marcha unirá, entre quarta-feira e sábado, o Hospital Donostia, onde Iosu Uribetxebarria continua internado, a Arrasate, sua terra natal.


A marcha foi convocada numa conferência de imprensa que decorreu esta manhã em Donostia. Entre os catorze convocantes figuram Txaro Arteaga, Inaxio Kortabarria, Nekane Altzelai, Joan Mari Irigoien, Andoni Egaña, Xabier Morras, Martxelo Otamendi, Naroa Iturri e Josu Juaristi.


A iniciativa parte na quarta-feira, às 11 da manhã, da entrada do Hospital Donostia, e o percurso será feito em quatro etapas: Donostia-Zarautz, Zarautz-Deba, Deba-Soraluze e Soraluze-Arrasate. 

Os promotores da marcha reclamaram a libertação imediata, por lei e por direito, dos presos com doenças graves e incuráveis e pediram à sociedade que participe activamente na iniciativa.

A Procuradoria da AN opõe-se à liberdade condicional para Iosu Uribetxebarria 

Tal como se esperava, a Procuradoria do tribunal especial opõe-se à concessão da liberdade condicional a Uribetxeberria. Depois de ter analisado o relatório da médica forense, o magistrado da AN Pedro Rubira afirma num texto enviado ao juiz central de Vigilância Penitenciária, José Luis Castro, que Uribetxebarria «não cumpre os requisitos» para aceder à liberdade condicional. 

Delegada do Governo espanhol em Nafarroa vai enviar relatório à AN sobre acção de apoio a Uribetxeberria na CM de Atarrabia
 
A Sra. Carmen Alba quer denunciar à AN espanhola a acção de enclausuramento realizada este fim-de-semana nas instalações da sede municipal da localidade navarra, em que participaram quinze pessoas, para pedir a libertação do preso Josu Uribetxeberria.
 
O autarca de Atarrabia, Pedro José Gastearena (Bildu), disse não estar a par de tal relatório e «estranhar» que se crie uma polémica por se pedir a liberdade de alguém que se encontra gravemente doente. Ainda para mais quando não se registaram quaisquer «incidentes». 
 
Dublin exige a liberdade de Iosu
 
A concentração, convocada pelo Dublin Basque Committee e apoiada pelos republicanos irlandeses de ambas as facções do Acordo de Sexta-feira Santa, bem como por republicanos e comunistas independentes, contou com a participação de cinquenta pessoas.
 
Numa tarde de muita chuva, concentraram-se na Rua O'Connell, a principal artéria da capital da Irlanda, e exigiram a libertação do preso basco Iosu Urribetxebarria, que se encontra gravemente doente com um cancro que, de acordo com os médicos, é irreversível. 

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.