1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Azpeitia-45Etxerat-LoiolanEuskal Herria - ASEH - O colectivo de familiares e amigos dos presos políticos bascos, Etxerat, fez saber que Iosu Uribetxebarria foi transferido de um hospital de León (Espanha) para o Hospital Donostia (Euskal Herria), onde será submetido a diversos exames.


O preso arrasatearra tem 57 anos e passou os últimos quinze na prisão. Depois de há sete anos lhe ter sido diagnosticado um cancro no rim, recentemente foram-lhe detectados dois nódulos metastásicos no pulmão e um terceiro no cérebro.
 
Hoje, dia em que o autarca e a vereação de Azpeitia receberam representantes do Governo de Lakua e da Deputação, antes de uma missa que se celebrou na Basílica de Loiola (no âmbito das comemorações do patrono de Gipuzkoa - Santo Inácio de Loiola -, que também o é da Bizkaia), teve lugar a concentração que a Etxerat realiza anualmente junto à basílica, procurando chamar a atenção para a realidade dos presos.
 
A deste ano, que teve como lema «Etxean eta bizirik nahi ditugulako, Iosu etxera orain» [Porque os queremos vivos e em casa, o Iosu para casa já], centrou-se na situação de Josu Uribetxeberria, cuja libertação imediata exigiram, bem como a dos restantes treze presos gravemente doentes. 
 
Jabi Uribetxeberria: «Ao ministro, dir-lhe-ia que apliquem as suas leis de uma maldita vez»
 
«Estamos tristes, claro, mas com coragem suficiente para lutar até ao fim para que Iosu possa ter a melhor qualidade de vida possível». Jabi Uribetxeberria falava assim ontem à tarde no regresso de León, depois de visitar o seu irmão pela primeira vez desde que lhe diagnosticaram o cancro com metástases. A doença é já irrecuperável, mas esperam tê-lo em casa quanto antes.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.