O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
Arquivado em: País Basco  Euskal Herria  
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

esquerda patriotica bascaEuskal Herria - ASEH - Num comunicado, a esquerda abertzale denunciou as detenções de Oroitz Gurrutxaga e Xabier Aranburu, alegados membros da ETA, levadas a cabo por forças policiais francesas nas Landes.


O texto lembra que a operação policial ocorre apenas duas semanas depois de a ETA ter manifestado, através da agência francesa AFP, asua «disposição e vontade» para «iniciar um diálogo directo» com os governos espanhol e francês para abordar as consequências do conflito, anunciando para tal a nomeação de uma delegação.
 
Acrescenta a esquerda abertzale que essa vontade da ETA foi também transmitida há poucas semanas pela Comissão Internacional de Verificação a um vasto espectro de agentes políticos, sociais, sindicais e económicos do país.

Refere que, no entanto, os Executivos de ambos os estados «respondem com as estéreis medidas de sempre» à nova situação criada após a histórica decisão da ETA de cessar definitivamente a sua actividade armada.

Assim, a esquerda abertzale solicita a Madrid e a Paris, especialmente ao presidente francês, François Hollande, que atendam «à vontade maioritária da sociedade de Euskal Herria, que lhes exige que se tornem agentes pró-activos pela paz e pelas soluções democráticas».

Neste sentido, desafia-os a desmantelar «todo o conjunto de medidas e políticas de excepção, assumindo a única via inteligente para a resolução, a do diálogo». 
 
Por último, o comunicado expressa a solidariedade da esquerda abertzale às pessoas detidas, assim como aos seus familiares. Nele se pede, da mesma forma, aos cidadãos que participem nas mobilizações que vierem a ser organizadas para protestar contra as detenções.
 

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Adicionar comentário

Diário Liberdade defende a discussom política livre, aberta e fraterna entre as pessoas e as correntes que fam parte da esquerda revolucionária. Porém, nestas páginas nom tenhem cabimento o ataque às entidades ou às pessoas nem o insulto como alegados argumentos. Os comentários serám geridos e, no seu caso, eliminados, consoante esses critérios. Aviso sobre Dados Pessoais: De conformidade com o estabelecido na Lei Orgánica 15/1999 de Proteçom de Dados de Caráter Pessoal, enviando o teu email estás conforme com a inclusom dos teus dados num arquivo da titularidade da AC Diário Liberdade. O fim desse arquivo é possibilitar a adequada gestom dos comentários. Possues os direitos de acesso, cancelamento, retificaçom e oposiçom desses dados, e podes exercé-los escrevendo para diarioliberdade@gmail.com, indicando no assunto do email "LOPD - Comentários".

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.