1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

2511415142 2b2d57f3b0 zBrasil - Blog do Mon - [Jorge Nogueira] É comum ler e ouvir de anticomunistas que o economista liberal, Ludwig von Mises (1881-1973), previu o colapso da União Soviética. Como aporte é citada a obra O Cálculo Econômico sob o Socialismo [1], escrita em 1920 pelo autor austríaco, na qual ele defende que o socialismo é inviável por não comportar um “cálculo econômico racional” devido à ausência de um livre mercado que possa estabelecer um sistema de preços.


Foto de Marco (CC by-sa/2.0/).

No entanto, em 1958, Mises foi convidado para uma série de conferências na Argentina, às quais se tranformaram em um famoso livro, chamado As Seis Lições [2]. Na oportunidade o economista austríaco discorreu sobre o socialismo e a questão do cálculo econômico e afirmou o seguinte sobre a então União Soviética:

Provavelmente me perguntarão: "E a Rússia? Como enfrentam os russos esse problema?" Nesse caso, a questão muda de figura. Os russos gerem seu sistema socialista no âmbito de um mundo em que existem preços para todos os fatores de produção, para todas as matérias-primas, para tudo. Por conseguinte, podem utilizar, em seu planejamento, os preços do mercado mundial. E, visto que há certas diferenças entre as condições reinantes na Rússia e as reinantes nos Estados Unidos, frequentemente o resultado é que, para os russos, parece justificável e aconselhável - de seu ponto de vista econômico - algo que, para os americanos, absolutamente não se justificaria economicamente.

A "experiência soviética" - ou "experimento", como foi chamada - não prova coisa alguma. Nada revela sobre o problema fundamental do socialismo, o problema do cálculo. [3] (grifo nosso)

Como se vê a afirmação de que “Mises previu o colapso da União Soviética” é um mito que não corresponde às posições manifestadas pelo próprio autor.

Notas:

[1] O Cálculo Econômico sob o Socialismo: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1141.

[2] As Seis Lições: http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=16.

[3] As seis lições. 2. Segunda Lição - O Socialismo: http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=40.

Jorge Nogueira é Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.