1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

s300Rússia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Esses mísseis conseguem proteger o espaço aéreo contra bombardeios pesados, inclusive atômicos, muito além do que o Estado Islâmico ou a al-Nusra (a al-Qaeda na Síria) teriam condições de colocar em prática.


Míssil S-300 exibido em parada militar na Rússia. Foto: Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Uma versão avançada do S-300 foi vendida ao Irã.

Os S-400 acabaram de ser vendidos à China.

Os S-500 estão blindando o espaço aéreo da Rússia. Eles não conseguem ser superados pela tecnologia balística atual dos Estados Unidos e da OTAN.

Então quem é o alvo? Qual é a política que está por trás? Por que os russos impulsionaram essa medida?

O governo russo não pode deixar que o governo de al-Assad caia. O espaço político e militar abriria passo para o fortalecimento do Estado Islâmico, a al-Nusra e os demais "rebeldes" ligados à ultra reacionária Arábia Saudita e ao governo turco. Este poderia desviar algumas bombas contra o governo de al-Assad, da mesma forma que o tem feito contra o PKK (Partido dos Trabalhadores) curdo.

As implicações seriam o fortalecimento dos próprios grupos guerrilheiros na Tchetchênia e no Daguestão, além da desestabilização generalizada das repúblicas da Ásia Central.

Também ficaria em xeque a base naval de Tartus, a única que os russos possuem no Mar Mediterrâneo.

Essa política faz parte da frente única existente com o Irã, que conta com o Hizbollah, a milícia libanesa, e os Quds (as forças especiais da Guardia Revolucionária) em campo, na Síria. E com várias contradições, a Administração Obama tem aderido a essa política por causa do aprofundamento da crise na região.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.