1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

canadaCanadá - Causa Operária - Primeiro-ministro Stephen Harper promete aumentar presença militar do país na Síria e no Iraque.


Stepehn Harper, primeiro-ministro canadensa, tenta a reeleição. Foto: Stepehn Harper (CC BY-NC-ND 2.0)

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, direitista do Partido Conservador, tentará a reeleição na votação do dia 19 de outubro. Nesta segunda-feira, 10 de agosto, os candidatos entraram na segunda semana de campanha. Em um comício, Stephen Harper prometeu intensificar a participação do Canadá nas operações do imperialismo na Síria e no Iraque, defendendo que o País aumente sua presença militar na região para combater o Estado Islâmico (EI).

Na semana passada, Harper prometeu que tentará tornar crime viajar para regiões dominadas pelo EI. O candidato do Partido Liberal, em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, Justin Trudeau, declarou que o primeiro-ministro está tentando desviar o foco dos problemas econômicos do Canadá.

À frente do partido de Harper nas pesquisas eleitorais, está o Novo Partido Democrático, liderado por Thomas Mulcair. Em seu comício eleitoral, Harper criticou Mulcair, que afirmou defender mais diplomacia e ajuda humanitária para o Oriente Médio, dizendo que o que Mulcair estava defendendo seria “jogar ajuda humanitária em cima de gente morta”.

A disputa é apertada, o partido de Mulcair aparece atualmente com 33,2% das intenções de voto, enquanto o Partido Conservador de Harper está com 30,9%. A postura de Harper em relação ao Oriente Médio lhe rendeu um apoio peculiar. Um grupo de judeus canadenses que moram em Israel estão levantando fundos para apoiar a campanha de Harper.

O objetivo é financiar a viagem de dez canadenses que estão morando em Israel para o Canadá, na semana da votação. No Canadá, eles farão campanha em favor do voto em Harper. A iniciativa da Di Consultoria, ONG que leva a campanha diante, deve-se ao fato de que Harper ficou ao lado de Israel em todas as questões diplomáticas durante seu governo. Segundo Dan Illouz, presidente da ONG, “a campanha é uma forma de dizer ‘obrigado’ a Harper”.

Prometendo mandar mais militares para a intervenção na Síria e no Iraque, Harper, que faz um governo de maioria desde 2011, declarou: “a escala da crise humanitária no Iraque e na Síria não pode ser resolvida, sequer chegar perto de ser resolvida, se nós apenas ficarmos recebendo refugiados, enquanto os militantes [do EI] cometem um assassinato em massa”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.