1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

030815 tchadeTchade - Angola Press -  Mais de 100 combatentes islamitas e dois soldados tchadianos morreram durante a vasta ofensiva lançada contra o Boko Haram há 15 dias nas ilhas do Lago Tchad, afirmou o exército tchadiano num comunicado.


"Há duas semanas, os terroristas do Boko Haram tentam infiltrar-se nas nossas ilhas do Lago do Tchad para realizar ataques contra cidadãos pacíficos. (...) As nossas forças armadas e de segurança lançaram uma vasta ofensiva para expulsar e neutralizar estes terroristas nestas ilhas", declarou o porta-voz do exército, o coronel Azem Bermendoa Agouna, precisando que a operação prossegue.

“ Cento e 17 terroristas foram abatidos, dois militares tchadianos morreram e dois outros estão feridos" no Lago Tchad, onde muitos insurgentes nigerianos do Boko Haram se refugiaram nos últimos meses.

Além disso, "várias embarcações foram destruídas e muitas armas de diferentes calibres foram recuperadas", afirmou o coronel Azem, precisando que as operações militares tinham como alvo as aldeias insulares de Koungya, Merikouta, Choua e Blarigui.

"A limpeza continua e o balanço final será anunciado posteriormente", precisou a porta-voz.

Segundo uma fonte da segurança tchadiana, pelo menos mil soldados foram enviados à zona do lago "para ocupar todas as ilhas e neutralizar o Boko Haram".

O governo tchadiano pediu a evacuação da população habitante nestas ilhas antes de ter lançado a sua operação.

Os insurgentes realizaram nos últimos meses vários ataques sangrentos nas ilhas dos quatro países ribeirinhos do Lago Tchad, nomeadamente a Nigéria, Tchad, Níger e os Camarões.

O Lago tornou-se um lugar de recuo para o grupo islamita, enfraquecido nos seus redutos nigerianos pela coligação militar regional estabelecida por esses países no início de 2015, no seio da qual o exército tchadiano desempenha um papel preponderante.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.