1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (6 Votos)

marinaledaAndaluzia - RT - [Tradução do Diário Liberdade] Nas eleições municipais do último 24 de maio, Juan Manuel Sánchez Gordillo venceu pela décima vez consecutiva na localidade de Marinaleda, um povoado no sul do Estado espanhol, algo que ocorre pela primeira vez na história eleitoral do país. Ele administra a localidade, que transforma em realidade o sonho anticapitalista, desde 1979.


Sánchez Gordillo, dirigente nacional da Candidatura Unitária de Trabalhadores (CUT), ganhou neste domingo por maioria absoluta com 72,54% dos votos, informa o diário ABC. Para poder participar, o prefeito havia renunciado durante a última legislatura ao cargo que ocupava no Parlamento andaluz, já que a lei declara os dois cargos incompatíveis.

Leia também: 

'Utopia comunista', vila andaluza se mantém com ação direta e empregos sazonais

Povoado andaluz de 2 mil habitantes está no mapa-mundi da esquerda

O que mantém o político no poder durante tantos anos? A população deste "oásis comunista" – como o denominou em 2009 o diário "The New York Times", levando o povoado localizado no coração da Andaluzia à fama internacional – é de 2.700 habitantes, sem nenhum desempregado. A maioria trabalha 35 horas por semana em uma cooperativa agrícola. O salário gira em torno dos 1.200 euros e é o mesmo para todos os vizinhos, independentemente de que posto ocupem na sociedade.

Leia ainda:

Sánchez Gordillo: "O que fizemos em Marinaleda não é milagre, pode-se fazer"

"Luta pela terra não deve ter limites", defende Sánchez Gordillo

A localidade conta com uma creche, uma escola de ensino médio, um parque natural, um serviço de assistência domiciliar para idosos, uma piscina e consultórios médicos, entre outros serviços. A moradia em Marinaleda não se vende: a localidade oferece uma casa em troca de 400 dias de trabalho e um imposto de 15 euros mensais e só pode ser transferida entre famíliares.

Todas as decisões mais importantes para a vida do povo são resolvidas em assembleias. Todos os cargos são elegíveis e revogáveis pela assembleia-geral do povo. O lema do brasão da localidade é: "uma utopia em direção à paz".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.