1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

olp palestinaPalestina - Opera Mundi - Reunião do Comitê Central da OLP decidiu cortar relações no setor em função das 'violações israelenses e crimes contra o povo palestino'.


Foto: Efe.

O Conselho Central da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) votou nesta quinta-feira (05/03) para suspender toda a cooperação com Israel no setor de segurança. Chefiada pelo presidente Mahmoud Abbas, a instituição política que representa o povo palestino tomou a decisão devido "às sistemáticas violações das obrigações e acordos assinados por parte de Israel".

Na conferência realizada na Muqata, sede presidencial palestina na cidade de Ramala, na Cisjordânia, analisou a situação política "à luz das violações israelenses e crimes contra o povo palestino, assim como a inatividade de atores significativos da comunidade internacional".
O Conselho Central é o segundo organismo palestino com maior poder de decisão, atrás do Comitê Executivo, do qual Abbas é presidente. As deliberações da OLP são geralmente cumpridas pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), mas já há expectativas de que Abbas não implemente de imediato a nova diretriz.

No plano interno e sem mencionar o grupo islamita Hamas, responsável por governar o território palestino da Faixa de Gaza, a OLP defendeu reforçar a reconciliação nacional palestina de modo alinhado aos acordos relevantes, medida que "facilitará a reconstrução de Gaza, que sofre com o bloqueio ilegal e prolongado de Israel", país que foi definido como "potência ocupante".

Estado-nação judeu

Também foi formalizada hoje a decisão de rejeitar toda tentativa de Israel de ser reconhecido como Estado judeu, "assim como a islamização da região adotada por entidades extremistas".
Outra das medidas aprovadas no congresso foi a de boicotar todos os produtos israelenses e não só aqueles vindos de assentamentos judaicos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.