1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ucrania mUcrânia - Voz da Rússia - No dia da catástrofe do Boeing malaio na região de Donetsk o avião de assalto ucraniano Su-25 tinha levantado voo do aeródromo com mísseis ar-ar, mas retornou sem a carga de combate e o piloto estava muito assustado. Esta informação foi publicada pelo jornal Komsomolskaya Pravda que alega um certo empregado desta base aérea, a que o periódico chama "testemunha secreta".


Foto: Antonio Bronic.

O interlocutor do jornal revelou que se encontrava "na cidade de Dnepropetrovsk, povoado Aviatorskoe". "É um aeroporto comum. Naquela época alí se baseavam caças e helicópteros", informou.

"Os aviões levantavam voo e bombardeavam regularmente, os aviões de assalto SU-25 bombardeavam Donetsk e Lugansk. Isso se prolongou por muito tempo... À tarde, aproximadamente uma hora antes do abatimento do Boeing, três aviões de assalto levantaram voo. Não me lembro da hora concreta. Um destes aviões estava munido de mísseis deste tipo (ar-ar). Era um Su-25", disse o interlocutor do jornal.

Afirmou que não podia confundir estes mísseis com os mísseis tipo ar-terra. "Não, não pude confundir. As suas dimensões, empenagem e coloração são diferentes. Além disso, eles possuem a ogiva de guiamento. A sua identificação é fácil", disse o empregado desta base aérea.

"Em poucas palavras, algum tempo depois retornou apenas um avião, mais dois foram abatidos. Segundo me disseram, foram abatidos em algum local do leste da Ucrânia. Retornou apenas o avião que estava munido destes mísseis... Retornou sem os mísseis. O piloto estava muito assustado", disse o interlocutor do jornal.

Quando o tiraram do avião, disse: 'O avião não foi aquele'. À noitinha um outro piloto perguntou a este, Voloshin: 'O que houve com o avião?' E ele respondeu: 'O avião ficou na hora errada e no local errado...' Todas as tentativas de discutir foram interrompidas imediatamente", declarou o entrevistado.

O interlocutor do jornal admitiu que o piloto do Su-25 podia tomar o Boeing por um avião de combate: "É possível, a distância era grande, ele podia não ver concretamente, que avião era este". Revelou que os mísseis deste tipo podem captar o alvo à distância de 3-5 quilômetros e no caso de ascensão máxima, a 7 mil metros. "O avião pode simplesmente levantar o nariz e não há problema com a fixação do alvo e lançamento do míssil. O raio de ação deste míssil supera 10 quilômetros", revelou a fonte do jornal.

Por sua vez o Comitê de Investigação (CI) da Federação da Rússia está interessado na edição do jornal Komsomolskaya Pravda acerca do Boeing malaio e pretende entrar em contato com a publicação para averiguar as suas fontes de informação, anunciou aos jornalistas, na terça-feira, o porta-voz do CI, Vladimir Markin.

"Tentaremos, ainda hoje, entrar em contato com o Redator-chefe e os jornalistas da Komsomolskaia Pravda, para compreender se se trata de uma pessoa real e recebermos os contatos para marcarmos um encontro", afirmou Markin.

De acordo com ele "toda a informação publicada e exposta por um cidadão da Ucrânia é muito importante para a investigação", pois o CI da Federação da Rússia abriu um processo crime contra ações militares em Donbass.

O avião, que fazia rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, caiu em 17 de julho, na região de Donetsk. A bordo do avião seguiam 298 pessoas, incluindo 43 cidadãos da Malásia. Todas elas morreram.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.