1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

220614 chinaChina - Prensa Latina - Treze indivíduos morreram hoje quando lançaram um ataque contra uma instalação da polícia na região autônoma de Xinjiang Uygur, segundo relatórios oficiais divulgados nesta capital.


Durante a ação três polícias ficaram feridos, acrescentam os relatórios citados pela agência estatal Xinhua, que qualificam de "gânsteres" os agressores.

Detalhes desses fatos indicam que os atacantes viajavam em um veículo que se chocou contra o edifício do Buró de Segurança Pública no condado de Yencheng e fizeram estorar explosivos, antes que caissem os responsáveis por ação dos polícias.

Yencheng, pertencente à prefeitura de Kashgar, encontra-se a uns 1 500 quilômetros ao sul de Urumqi, capital dessa região autônoma, na qual a metade da população pratica a religião islâmica.

As autoridades de Xinjiang Uygur têm incrementado as medidas para tratar de conter os ataques por parte de grupos islamistas nessa zona norocidental, de onde se preparam ações violentas em outras partes da China.

O mais recente, no entanto, ocorreu num mercado ao ar livre de Urumqi com saldo de 39 mortos e 94 feridos, o incidente mais severo em vários anos de acordo com as avaliações do Burô de Segurança Pública da região.

As autoridades pesquisam o ocorrido hoje, cinco dias após a execução de 13 pessoas culpadas de organizar, encabeçar e participar em "grupos de terror", assassinatos, incêndios, roubos e produzir, alojar e transportar explosivos.

Este tipo de agressões de Yihay ou Guerra Santa dos muçulmanos incrementou-se desde 2009 e constitui a maior ameaça nessa região autônoma, expressaram autoridades do departamento regional de segurança citados pela imprensa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.