1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Jorge-Mário-BergoglioVaticano - Diário Liberdade - O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, é o novo papa. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave. O novo papa, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, escolheu ser chamado de Francisco I.


O conclave iniciado na terça-feira (12) é o 75º da história da Igreja Católica. Esse sistema de votação teve início em 1274, no século XIII, no pontificado de Gregório X.

Jorge Mario Bergoglio

Novo papa tem histórico com a ditadura cívico-militar (1976-1983) que existiu em seu país, incluindo desaparecimento de sacerdotes e o apoio à repressão ditatorial.

Ele foi citado em um processo criminal, às vésperas do conclave de 2005, por supostas ligações com o sequestro de dois missionários jesuítas em 23 de maio de 1976.

Em 2010 foi um dos cabeças das marchas contra o projeto de casamento igualitário na Argentina, que autorizou o casamento homossexual no país, chamando o projeto de "movimento do diabo".

Em 2011, Papa Francisco I também foi citado em mais um processo. Dessa vez durante as audiências sobre roubo de bebês pela Ditadura.

Jorge Mario Bergoglio que assume hoje como papa Francisco I foi denunciado pela primeira vez por cumplicidade com crimes da ditadura em 1986, no livro Igreja e Ditadura, escrito por Emilio Mignone. O autor, defensor dos direitos humanos, também teve sua filha desaparecida.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.