O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar

290615 criancasAgência Brasil - Trinta e quatro milhões de crianças e adolescentes não frequentam a escola em países afetados por conflitos, mostra, nesta segunda-feira (29), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), adiantando que são necessários US$ 2,3 milhões para educação. Os dados integram um novo texto, divulgado do relatório de acompanhamento da iniciativa Educação para Todos (EPT) da Unesco.

hizbollahSíria - Diário Liberdade - Quais são as forças que se enfrentam na Síria? – O Hizbollah libanês

230615 spRússia - Redecastorphoto - [Pepe Escobar] Os cães das sanções e do medo ocidental ladram, enquanto a caravana eurasiana passa.

comiternSíria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A desestabilização da periferia, como o Oriente Médio, repercute sobre os países centrais, debilitando-os e provocando o aumento das contradições. Começa a se colocar à ordem do dia o enfrentamento aberto entre a burguesia e o proletariado, entre a revolução e a contrarrevolução. Os trabalhadores tenderão a lutar pela expropriação do punhado de parasitas que controla o mundo.

210615 lonReino Unido - Esquerda Diário - Mais de 250 mil pessoas foram às ruas de Londres neste sábado para protestar contra a austeridade, informaram os organizadores da manifestação.

210615 refugiadasRBA - Os conflitos e a violência fizeram com que o número de pessoas forçadas a fugir das suas casas subisse para um recorde de 60 milhões no ano passado, divulgou hoje (18) o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

turTurquia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O aprofundamento da crise capitalista na Turquia se encontra na base da polarização e do enfraquecimento do regime político turco, que já tinha ficado exposto a partir dos acontecimentos do Parque Gezi em 2013.

160615 ucrania esquerdaUcrânia - Resistir - As forças democráticas ucranianas acabam de anunciar a criação da "Oposição da Esquerda Unida". A nova organização resulta da fusão do Partido Comunista (Petro Symonenko), do Partido Socialista Progressista (Natalia Vitrenko), do Partido do Trabalhador (Svyatoslav Bondarchuk), do Leninsky Komsomol da Ucrânia e da União de Oficiais Soviéticos.

cracóviaPolónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A Polônia tem sido apresentada como o grande fator de sucesso "contra o comunismo e a ditadura da União Soviética" pela propaganda da burguesia. De um país semifalido na década de 1980, se tornou a principal potência da Europa Oriental e, de fato, o principal fornecedor de componentes e insumos para a máquina industrial alemã.

flagPolónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A economia polonesa tem sido a que mais tem crescido na Europa e a única a não ter enfrentado a recessão nos últimos anos. Trata-se da sexta economia da União Europeia e a maior da Europa Oriental. Nada menos que "surpreendentes" 3,5% de crescimento (oficiais), no ano passado, e de 5,4% entre 2004 e 2008. O desemprego caiu de 20% para menos de 10% nos últimos 10 anos.

hollandeUnião Europeia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A França não deverá entregar os dois navios de tipo Mistral, porta-helicópteros de última geração, à Rússia, por causa das sanções, e deverá devolver 1,1 bilhão de euros. Isto apesar de que a política seguida na Ucrânia não busca a invasão do país, mas apenas se valer das regiões separatistas do Donbass como moeda de troca para conter a entrada da Ucrânia na OTAN.

duda1Polónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Extrema-direita no poder? Andrzej Duda foi eleito presidente da Polônia, no dia 25 de maio, com discursos anti russos, o que é a norma da política oficial polonesa, mas também com um discurso contrário à União Europeia.

mikhaielPolónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A recente nomeação do ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, como governador da província (oblast) de Odessa, pelo presidente ucraniano Petro Poroshensko, teve como objetivo aplicar uma política de estrangulamento contra a Rússia, entregando a Moldávia aos braços abertos dos vampiros da União Europeia e da OTAN.

nazismo presosEstados Unidos - Sputnik - Ao todo, 133 pessoas suspeitas de colaboração com os nazistas e da autoria de crimes durante a Segunda Guerra Mundial receberam das autoridades dos EUA cerca de 20,2 milhões de dólares em prestações sociais, informa a agência Associated Press, citando o relatório do inspetor-geral do Departamento da Segurança Social americano.

260515 anarqPaísos Cataláns - ANA - Residia em Segur de Calafell. Foi do grupo que participou no assalto ao bordel de la Casita Blanca de Barcelona. Passou 30 anos no cárcere acusado de ser responsável da junta da CNT.

marinaledaAndaluzia - RT - [Tradução do Diário Liberdade] Nas eleições municipais do último 24 de maio, Juan Manuel Sánchez Gordillo venceu pela décima vez consecutiva na localidade de Marinaleda, um povoado no sul do Estado espanhol, algo que ocorre pela primeira vez na história eleitoral do país. Ele administra a localidade, que transforma em realidade o sonho anticapitalista, desde 1979.

220515 tunTunísia - Esquerda Diário - [Juan Chingo] Há semanas a situação na Tunísia vem se tornando tensa. No dia 13 de maio as greves de juízes e professores primários paralisaram os tribunais e as escolas de todo o país.

ucraniaUcrânia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] No cenário atual, no caso de um (improvável) ataque militar russo, o mais provável é que a OTAN não responderia em termos militares diretos. Pelo menos inmediatamente. No caso da política militarista do imperialismo escalar, as consequências seriam imprevisíveis.

9a77688d eb42 4dd7 81ed 416a612b56c9 879 586Guatemala - Diário Liberdade - [Tradução de Camila Lee para o DL] Entrevista a Silvia Casasola: Doutora em Ciência Sociais, catedrática da Universidad Rafael Landívar, Guatemala.

sochiRússia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Nos dias 11 e 12 de maio, o secretário do Departamento de Estado norte-americano, John Kerry, esteve no sul da Rússia, na cidade turística de Sochi, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin e o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. Foi a primeira visita oficial desde a crise na Ucrânia.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.