1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

uganda-gUganda - Anistia Internacional - O Tribunal Constitucional de Uganda derrubou hoje (01/08) a Lei Anti-Homossexualidade do país.


A anulação da Lei Anti-homossexualidade em Uganda pelo Tribunal Constitucional é um importante passo para pôr fim à discriminação sancionada no país pelo próprio Estado, avalia a Anistia Internacional.

"Apesar da abominável Lei Anti-homossexualidade ugandesa ter sido afastada com base numa questão técnica, esta é uma vitória muito significativa para os ativistas ugandeses que trabalharam contra aquela legislação. Desde que a peça legislativa foi proposta pela primeira vez, em 2009, estes ativistas arriscaram muitas vezes a sua segurança para garantir que as leis em Uganda respeitam os princípios dos direitos humanos", frisa Sarah Jackson, diretora-adjunta da Anistia Internacional para a África.

O Tribunal Constitucional justificou a decisão de declarar a lei nula pelo fato de a mesma ter sido votada quando não existiam deputados suficientes na sessão parlamentar em que a mesma foi aprovada, em dezembro de 2013.

Para Sarah Jackson é essencial que "este avanço se traduza em melhorias reais na vida da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgênero e intersexual [LGBTI] em Uganda, que tem estado presa num círculo vicioso de discriminação, ameaças, abusos e injustiças há muito tempo".

Desde que a Lei Anti-homossexualidade entrou em vigor, em março passado, após promulgação presidencial, a Anistia Internacional documentou um aumento muito acentuado em detenções arbitrárias, abusos policiais e casos de extorsão contra membros da comunidade LGBTI. Muitos perderam o emprego, ficaram sem casa ou foram forçados a fugir do país.

O Código Penal do Uganda, na secção 145, mantem porém a criminalização do ato de "conhecimento carnal do indivíduo contrário à ordem natural".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.