1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260214 arizona BrewerEstados Unidos - Opera Mundi - Projeto que permite uso de religião para recusar serviços a homossexuais aguarda sanção de governadora republicana.


Um projeto de lei que permite a proprietários de empresas utilizar a religião como motivo para recusar serviço a homossexuais no Arizona aguarda a aprovação ou o veto da governadora do estado norte-americano, a republicana Jan Brewer. Aprovado na quinta (20/02) pelo Legislativo por 33 votos contra 27, o texto não menciona as palavras “gays”, “orientação sexual” ou “identidade de gênero”, mas permite que qualquer pessoa - que poderia ser um indivíduo, uma assembleia ou estabelecimento comercial - negue serviços baseados em uma crença religiosa.

Jan Brewer deverá decidir se ela assinará ou vetará a nova legislação até esta sexta-feira (28/02). “Eu acredito que qualquer um que tenha um negócio próprio possa escolher com quem quer trabalhar e com quem não quer”, disse àCNN na sexta (21/02). Contudo, na segunda (24/02), ela afirmou ao mesmo veículo que “precisa olhar com calma o que o texto diz e fazer a coisa certa”, pois “a medida é muito controversa”, definiu. Apesar da reputação de conservadora nos seus cinco de anos de governo, ela tem recebido grande pressão tanto de políticos norte-americanos, quanto de empresários e outros movimentos sociais.

Entre os políticos norte-americanos, os senadores republicanos de Arizona, John McCain e Jeff Flake manifestaram em suas respectivas contas no Twitter o desejo pelo veto de Brewer. Democratas que representam o estado no Congresso, como Ann Kirkpatrick, Ron Barber e Kyrsten Sinema também usaram o microblog para contestar o projeto de lei. Sinema, que já havia se declarado publicamente bissexual, disse em comunicado que “Brewer deve considerar as consequências negativas da legislação”.

Se a governadora aprovar o texto, o estado poderia enfrentar diversos boicotes de empresários, por potencialmente prejudicar a economia e o turismo do Arizona. “Após analisar o projeto de lei, nós estamos muito preocupados com os efeitos que isso poderia causar na economia do Arizona. Nós não apoiamos as medidas que podem expor nossos negócios para o litígio, nem queremos enviar uma mensagem de que nosso estado é tudo menos um lugar aberto e atraente”, disse a Câmara de Comércio do Arizona em carta assinada por outros influentes grupos financeiros.

Além disso, o projeto de lei causou indignação da comunidade LGBT no estado e do país. Na sexta (21/02), o grupo Wingspan realizou uma marcha com cerca de 200 pessoas em frente ao escritório da governadora, com mensagens como “Deus nos criou iguais” e “Que vergonha, Arizona”.

O texto foi proposto pelo Centro de Políticas do Arizona, um grupo conservador que se opõe, entre outras coisas, ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo gênero.  Cathi Herrod, presidente do centro, afirmou à CNN que “o projeto de lei tem a simples premissa que os  norte-americanos deveriam ser livres para viver e trabalhar de acordo com sua fé religiosa”. Para ela, os que se opõem ao texto estão “mostrando uma hostilidade inacreditável às crenças religiosas”.

Foto: Republicana, Jan Brewer, 69, é a atual governadora do Arizona.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.