1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

131011 homofobiaKuwait - Esquerda - O Kuwait está a desenvolver um “teste médico” para “detetar” homossexuais e impedi-los de entrar no seu território e no dos outros países do Conselho de Cooperação do Golfo – Bahrein, Qatar, Arábia Saudita e Emiratos Árabes Unidos.


A medida foi anunciada pelo diretor de saúde pública do Kuwait, Yousouf Mindkar, em entrevista divulgada nesta segunda-feira (07/10) ao jornal local Al Rai.

“Nós vamos tomar medidas mais duras para nos ajudar a detetar gays que vão ser, então, impedidos de entrar no Kuwait ou em qualquer outro Estado-membro do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC na sigla em inglês)”, afirmou, segundo agências internacionais.

Mindkar explicou que a ideia é incorporar o novo teste na avaliação médica realizada pelos centros de saúde para conceder o visto para não cidadãos dos países. A proposta será avaliada por um comité central no dia 11 de novembro, acrescentou.

Atos homossexuais já são proibidos nesses países, com a pena a poder chegar a 10 anos de cadeia caso o réu seja menor de 21 anos, no caso do Kuwait. Na Arábia Saudita, a punição é ainda mais severa: homossexuais podem ser condenados à morte, dependendo das circunstâncias. De acordo com informações do jornal Gulf News, em 2011, o Bahrein prendeu 127 pessoas por participar de uma festa “depravada e decadente”, relacionada com atos homossexuais.

Além da explícita repressão, os governos desses países censuram filmes, artigos e livros que abordem o tema da sexualidade. No início desse mês, um jornal de Omã foi censurado por conter um artigo considerado “simpático” aos homossexuais, informou a BBC. Em 2010, os países do GCC baniram o filme egípcio Beddon Rakaba ("Sem Censura" na tradução em português) com a justificação de “encorajar a depravação”. O filme tratava da vida de jovens utentes de drogas e que travavam relações homossexuais.

Segundo organizações LGBT da região, casais homossexuais procuram viajar para legalizar a sua união, podendo ter represálias de volta ao país natal.

Artigo publicado em Opera Mundi


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.