1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

261112 feminismoFazendo média - [Fábio Nogueira] Terminadas as eleições para presidente dos Estados Unidos, Barack Obama confirmou sua reeleição não como se ele fosse a melhor opção, mas deixando conforme está.


Os democratas foram felizes de escolher o atual presidente dos Estados Unidos, e serão muito mais ousados quando escolherem uma mulher para as próximas eleições. A mesma ideia vale também para os Republicanos.

Desde a década de 60, o auge do movimento feminista, as mulheres norteamericanas têm ganhado espaço nos setores políticos, empresários e militares. É importante frisar que todas essas conquistas vieram junto com as políticas de Ações Afirmativas, nas quais as mulheres, principalmente brancas, foram as mais beneficiadas com o programa.

O Brasil deu um grande passo ao eleger uma mulher para presidente da república, não querendo dizer que na prática está tudo igual. No congresso nacional, a participação feminina é quase invisível, assim como na área empresarial ou cargos de chefia. Nas forças armadas o contingente feminino é bem considerável, mas quando o assunto são os altos cargos como generais, almirante ou major, não se vê a presença das mulheres.

Na Europa parece bem mais diferente, a política de igualdade de gênero é uma realidade praticada há varias décadas, em especial após a segunda guerra mundial.

Com todos esses avanços as mulheres fazem parte daquelas minorias sem voz em meio ao mundo tão machista e paternalista. O mundo cada vez mais globalizado tem quebrado tabu, e tabus servem para esse propósito.

(*) Fabio Nogueira é militante da Educafro e Estudante de historia da Universidade Castelo Branco: fabionogueira95@yahoo.com.br


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.