1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

femmedelarueBélgica - RFI - [Lúcia Müzell] Se você pensa que é a Europa é um modelo de respeito às mulheres, talvez mude de ideia ao assistir o documentário Femmes de la Rue. O filme relata o cotidiano de ofensas sexuais e propostas nada cavalheiras de homens para a jovem cinasta Sofie Peeters, em Bruxelas. Cansada de ouvir em silêncio o assédio verbal dos nas ruas, Sofie decidiu gravar o seu dia a dia com uma câmera escondida. O documentário mostra que um simples passeio pode se tornar um pesadelo para uma mulher sozinha.


A divulgação da obra levantou a polêmica também na vizinha França, onde milhares de mulheres recorreram à rede social Twitter para relatar suas próprias experiências. O assunto causou ainda mais revolta porque há poucas semanas, a França acompanhou chocada a reação de um grupo de deputados quando a ministra Cécile Duflot apareceu de vestido na Assembleia Nacional: muitos parlamentares começaram a vaiar a jovem ministra, julgando suas vestimentas inadequadas.

Se até no Parlamento as roupas femininas podem evocar comportamentos machistas, nas ruas a situação não é diferente. Ouça na reportagem os depoimentos da assessora de comunicação goiana Denise Rodrigues, a gerente de vendas alemã Stefanie Wiesneth, a gerente de marketing italiana Rosamaria Boselli e a engenheira cearense Fernanda Bollinger. Também confira o comentário da presidente da associação feminista Ni Putes Ni Soumises, Asma Guénifi Tougne.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.