1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

260712femenUcrânia - OUL - Ativista do movimento feminista ucraniano Femen protesta contra visita do Patriarca Kirill,  líder supremo da Igreja Ortodoxa Russa, em sua chegada ao aeroporto em Kiev 


Uma jovem com os seios à mostra saltou em direção ao chefe da Igreja Ortodoxa da Rússia, o patriarca Kirill, nesta quinta-feira, gritando uma frase de um ritual de exorcismo que pode ser traduzida como «Kirill, vai para o Inferno». minutos após seu avião aterrissar na capital ucraniana, Kiev.

A manifestante, uma ativista do grupo local de direitos das mulheres Femen, famoso por seus protestos sem blusa, foi interceptada e levada por guardas de segurança. O slogan "Mate Kirill" -matar a Kiril- estava escrito nas costas dela.

O Femen disse em um comunicado que estava protestando contra as alegadas políticas anti-ucranianas por parte da Igreja e do Kremlin e a "prisão ilegal" e o "julgamento vergonhoso" das três integrantes do grupo punk feminino russo Pussy Riot, que ridicularizou o presidente Vladimir Putin em um protesto na principal catedral de Moscou, em fevereiro.

As mulheres, que estão mantidas sob custódia pré-julgamento há quase cinco meses, enfrentam até sete anos de prisão sob a acusação de vandalismo por invadirem o altar com máscaras multicoloridas para cantar uma "oração punk" à Virgem Maria para "Tirar Putin!".

A ativista do Femen Yana Zhdanova, que apareceu na cerimônia de saudação a Kirill como repórter para um jornal local encontras-se detida pola polícia ucraniana e será presente a tribunal brevemente, acusada de vandalismo,  podendo ser multada ou condenada a vários dias de prisão.

O patriarca Kirill chegou na Ucrânia para participar das celebrações do aniversário da conversão da antiga Rússia ao Cristianismo em 27 e 28 de julho.

Foto: AFP/HO/FEMEN/East News


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.