1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

LE Eithne Operation TritonUnião Europeia - Diário Liberdade - [Serafín Valladares Guimeráns*] Médicos Sem Fronteiras (MSF) denuncia no seu relatório publicado ontem, "Corrida de obstáculos à Europa", o fracasso da União Européia (UE) em 2015 na resposta às necessidades humanitárias de pessoas refugiadas, solicitantes de asilo e migrantes.


Foto de Irish Defence Forces (CC BY 2.0) - Resgate de migrantes.

"A UE e os governos europeus não só falharam colectivamente à hora de abordar a crise, mas o facto de colocar o foco nas políticas de dissuasão somado à sua caótica resposta às necessidades humanitárias de quem foge, pioraram em 2015 as condições de milhares de homens, mulheres e crianças vulneráveis", afirma Paula Farias, responsável por Operações no Mediterrâneo de MSF.

O relatório "Corrida de obstáculos à Europa", elaborado através dos testemunhos de pessoal e pacientes de MSF, assim como dos dados médicos coletados no decorrer do ano passado, detalha as consequências humanitárias das políticas europeias. Adicionalmente, o documento mostra que os muros, administrativos e físicos, levantados pelos países europeus e a UE obrigaram a MSF e outras organizações humanitárias a alargar de forma drástica as suas actividades nos pontos de entrada para o continente. Nunca antes a MSF teve em andamento tantos programas médico-humanitários e tal número de pessoal implantado na Europa. Nunca na história da organização, a MSF mobilizara barcos para levar a cabo operações de procura e resgate no mar.

"O facto de que as pessoas tentem encontrar segurança e uma vida melhor na Europa não se trata de um fenômeno novo", acrescenta Farias. "Ao contrário, é uma realidade com a qual nos havemos de ir familiarizando por muitos anos. Contudo, em começos de 2015, decidimos que não podíamos assistir impassíveis desde a beira a como o Mediterrâneo se convertia numa vala comum. Em 2016, os estados europeus devem avaliar o custo humano das suas decisões, assumir as suas responsabilidades e aprender dos seus erros".

O relatório descreve os obstáculos que a UE e os seus estados membro situaram no caminho de mais de um milhão de pessoas, a maioria das quais fogia da guerra e a perseguição. Europa fez um trabalho atroz. As políticas européias incluíram da ausência de qualquer alternativa a uma travessia mortal, ao levantamento de muros e cercos de arame farpado, passando pela contínua mudança dos procedimentos de registo, a comissão de atos violentos no mar e nas fronteiras terrestres e o fornecimento de condições de abrigo na Itália e a Grécia totalmente desadequadas.

Após realizar mais de 100.000 consultas médicas e de saúde mental, a MSF compilou uma visão dramática e representativa do impacto que estes obstáculos têm na saúde física e mental das pessoas.

"Estamos no começo de um novo ano em que, com certeza, a gente continuará a arriscar as suas vidas e em que nenhuma política restritiva vai fazer com que deixem de procurar um futuro melhor para elas e as suas famílias. Por este motivo, continuamos pedindo vias seguras para elas e instamos a Europa a que deixe de brincar com as vidas e a dignidade destas pessoas ", destaca Aurelie Ponthieu, assessora humanitária sobre Deslocamento de MSF.

"Esta crise está longe de terminar e a ajuda continua a ser completamente insuficiente na Itália, a Grécia e os Balcães", continua Ponthieu. "Durante 2015, os Estados europeus trataram de encontrar políticas que protegessem as suas fronteiras de pessoas que chegavam a elas em situação de extrema vulnerabilidade. Esperamos que em 2016 não haja necessidade de proteger a estas pessoas das políticas européias".

* Revisão e adaptação do Coletivo Editor do Diário Liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.