1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

170712 migrantesPaísos Cataláns - LibreRed - Na passada quinta-feira, agentes da polícia catalã apresentaram-se no que é já o assentamento maior da cidade, uma zona de fábricas abandonadas no bairro de Poblenou onde malviven mais de 300 pessoas, a maioria imigrantes subsaarianos deram-lhes só três dias de prazo para recolherem os seus pertences e abandonarem o assentamento.


Os uniformados ameaçaram os habitantes com despejá-los nesta segunda-feira, dando-lhes só três dias de prazo para recolherem os seus pertences e abandonarem o assentamento. Isto foi considerado pelos residentes como inadmissível e denunciaram que a polícia não mostrou em nenhum momento uma ordem judicial para proceder.

O coletivo que habita esta zona industrial abandonada do Distrito de Sant Martí dedica-se principalmente à recolha e venda de chatarra desde faz três anos e não protagonizou conflitos com o resto de pessoas do bairro.

O complexo carece de água corrente e serviços básicos como lavatórios ou recolha de lixo, o que supõe um risco para a saúde e a qualidade de vida.

Na passada semana, durante a Audiência Pública na Câmara Municipal, um representante do coletivo subsaariano expôs-lhe ao Regidor Eduard Freixedes as condições em que vivem estas pessoas e pediu-lhe que fizesse chegar água corrente às naves industriais.

Uns dias mais tarde, longe de responder a esta demanda básica, o Regedor Freixedes, com o beneplácito do Presidente da câmara municipal de Barcelona, Xavier Trias, enviaram à polícia para anunciar o despejo iminente.

Associações de vizinhos, organizações de defesa dos Direitos Humanos e assembleias de "indignados" do Movimento 15M já mostraram o seu apoio ao coletivo e posicionam-se contrárias ao despejo. Através de um comunicado conjunto, denunciam a impunidade policial, a inação da Admistração e o abandono em que se encontram os habitantes do assentamento. Ademais, exigem ao Presidente da câmara municipal que melhore as condições de vida destas pessoas e ofereça alternativas e não repressão policial.

Através de Esculca

Foto: LibreRed


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.