1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

120514 Senpere-30herri urratEuskal Herria - ASEH - Como é habitual, milhares de pessoas participam na Herri Urrats, a festa das ikastolas do Norte, em redor do lago Senpere (Lapurdi, EH).


Para além da festa, a 31.ª edição fica marcada pela reivindicação de uma nova lei para estes estabelecimentos de ensino. Paxkal Indo, presidente da Seaska (associação das ikastolas em Iparralde), aproveitou a fartura de representantes institucionais e políticos para lhes pedir maior apoio.

Na sessão de abertura da Herri Urrats, Paxkal Indo destacou as consequências nefastas da política linguística francesa para o euskara, que se encontra em situação dramática em Ipar Euskal Herria, tendo afirmado que, apesar de as ikastolas terem cada vez mais alunos, as dificuldades são cada vez maiores. Por isso, reivindicou uma nova lei para as ikastolas, que garanta a aprendizagem da língua basca no País Basco.

Em face das dificuldades que a Seaska, as ikastolas e o euskara (e outras línguas minoritárias) enfrentam no Estado francês, há tempos a Deputação Foral de Gipuzkoa decidiu atribuir à Seaska uma ajuda no valor de 600 000 euros; Carlos Urquijo, delegado do Governo espanhol nos territórios de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa, levou o caso para os tribunais. Hoje, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, reafirmou a determinação da Deputação: «o nosso compromisso é firme e não o vamos deitar fora por causa daquilo que mandatários dos governos francês ou espanhol decretam».

Os euskaltzales [amantes da língua basca] são os protagonistas desta jornada em redor do lago Senpere. Como é costume, a Seaska preparou um programa à altura da ocasião para todos os que decidiram aparecer.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.