1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

081013 Tolosa-40Kilometroak2013-VendettaEuskal Herria - ASEH - Milhares de pessoas foram ontem até Tolosa participar na edição deste ano da Kilometroak (festa das escolas em basco de Gipuscoa), organizada pela Laskorain Ikastola com o lema «Agora!» [para a boca! - a língua basca tem de passar dos livros, das gramáticas, da cabeça, do coração para a boca]. A edição de 2014 será em Orio.


A jornada festiva começou às 9h00 com a recepção aos representantes institucionais e políticos - que decorreu no novo edifício da ikastola Laskorain -, após a qual os presentes se dirigiram para o Parque Zabalarreta, onde teve lugar a sessão de abertura.

Às 9h30, Emeterio Zaldibia, director da Laskorain durante quase dezasseis anos, cortou a fita, num acto espectacular a nível artístico e no qual tomaram a palavra diversos representantes institucionais e educativos.

Estiveram presentes diversas figuras políticas. Ibai Iriarte (Bildu), autarca da antiga capital de Gipuscoa, felicitou os organizadores e todos os que trabalharam um ano inteiro para se construir a festa de ontem. Ainda assim, recordou que à festa se junta a reivindicação, pois «ainda existem nuvens negras» como a Lei Wert, a zonificação em Navarra ou os «ataques» às ikastolas em Iparralde.

No arranque da jornada, a organização fez questão de homenagear o já referido Emeterio Zaldibia; no final da homenagem, os actuais responsáveis da Laskorain passaram o testemunho que receberam há um ano a representantes da Orioko Herri Ikastola, que serão os anfitriões da próxima edição da Kilometroak.

Com o tempo a ajudar, ao longo do dia milhares de pessoasacorreram a Tolosa, participando nas múltiplas actividades propostas ao longo do percurso de sete quilómetros e assistindo aos muitos concertos programados.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.