1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

100913 catala250Paísos Cataláns - PGL - No ano académico 2011/12 tinham sido 263 casos.


Um total de 1.550.871 alunos começarão quinta-feira próxima, 12 de setembro, o novo ano escolar no Principado da Catalunha. De todos eles, apenas 23 famílias solicitaram que os seus filhos fossem escolarizados em castelhano, longe das 263 que o solicitaram no ano 2011/12.

Naquele ano, a Convivencia Cívica Catalana realizou uma intensa campanha para que os contrários à imersão linguística solicitassem o castelhano como língua veicular no ensino, mas a iniciativa não acabou de coalhar. No ano passado, de fato, a petição reduziu-se a tão só 26 famílias.

Indignação nas Ilhas Baleares pelo decreto-lei do governo que pretende aplicar o polémico trilinguismo
 
O governo insular aprovou na passada sexta-feira um decreto lei para aplicar o polémico trilinguismo e esquivar a sentença do Tribunal Superior de Justiça das Ilhas Baleares que suspendia na quinta-feira, de maneira cautelar, o Tratamento Integrado de Línguas (TIL) que o governo de Bauzá (PP) pretende impor nas escolas das Ilhas.

Com o polémico decreto de línguas o catalão na escola passará de umas quotas mínimas de 50% a 20%. O decreto representa a eliminação da imersão linguística dos últimos trinta anos e estabelece que todas as áreas, matérias, módulos ou âmbitos de conhecimento não linguísticos se podem dar tanto nas duas línguas oficiais ou na estrangeira. Destarte, as três línguas têm de ser objeto de ensino e de aprendizagem nas áreas linguísticas correspondentes e, à vez, 'uma ferramenta para dar matérias não linguísticas'.

A Assembleia de diretores de Educação Infantil e Primària de Maiorca (ADIPMA) está a estudar apresentar uma demissão coletiva de todas as equipas. O presidente da assembleia, Jordi Escudero, assegurou numa conferência de imprensa que os centros educativos das Ilhas não estão preparados para começar o ano académico na próxima sexta-feira, data de arranque das aulas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.