1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140513 Senpere-27herri urratsEuskal Herria - ASEH - Milhares de pessoas juntaram-se domingo nas margens do lago de Senpere (Lapurdi), na Herri Urrats, a festa das ikastolas de Ipar Euskal Herria. A edição deste ano tinha como principal objectivo juntar fundos para o projecto de renovação colégio Xalbador, em Kanbo (Lapurdi).


Na cerimónia de abertura estiveram presentes diversos representantes institucionais, como o presidente do Euskararen Erakunde Publikoa, Frantxua Maitia, a conselheira da Educação de Lakua, Cristina Garmendia, o presidente da Ikastolen Elkartea, Koldo Tellitu, ou a lehendakari da Udalbiltza, Mertxe Aizpurua, entre outros.
 
Frantxua Maitia pediu aos eleitos de Ipar Euskal Herria que apoiem o ensino do euskara. Uriarte, por seu lado, salientou a importância das ikastolas da Seaska para a promoção e a utilização do euskara. [Seaska: federação das ikastolas em Iparralde.]
 
Já Paxkal Indo, o lehendakari da Seaska, destacou a grave situação em que se encontram as ikastolas de Ipar Euskal Herria e pediu às instituições e aos responsáveis políticos que cumpram os compromissos que assumiram.
 
Segundo disse, o Governo de Patxi López não cumpriu os acordos estabelecidos na legislatura anterior.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.