1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

270px-Uk map jerseyReino Unido - Nationalia - A ilha do Canal da Mancha introduz liçons de jerseiês no programa curricular das suas escolas.


Os alunos que iniciárom no mês de setembro o quarto curso de primária nas escolas públicas de Jersey terám de seguir seis aulas da língua própria da ilha, o jerseiês. O governo insular definiu a iniciativa como umha "degustaçom" do idioma e salientou que, pola primeira vez, a língua "poderá chegar a todas as crianças". Segundo os dados do Gabinete do Jerseiês, as aulas deste idioma chegavam apenas a um terço dos alunos quando a matéria estava fora do currículo oficial.

O jerseiês é o dialeto local do normando, umha das principais variedades do contínuum linguístico das línguas de oïl, das quais o francês tem sido tradicionalmente a forma padrom mais usada. Segundo o governo de Jérsia, o jerseiês é falado por 2.874 pessoas, aproximadamente 3% dos habitantes da ilha, onde o inglês é a língua dominante.


Através do site www.pglingua.org

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.