1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

sri lanka greve educacomSri Lanca - Esquerda - Docentes em greve desde o início de julho lutam por melhores salários, contra a privatização das universidades públicas e para que seja destinado 6% do PIB para a educação.


Na semana passada, cerca de 2 mil professores e estudantes saíram em protesto na cidade de Colombo, capital do Sri Lanka (antigo Ceilão), contra a medida governamental de fechar as universidades.

A atitude do governo foi um ataque ao direito de greve dos professores, que desde o início de julho estão parados, lutando por melhores salários, contra a privatização das universidades públicas e também contra o que consideram a excessiva interferência do governo nos assuntos educacionais.

O governo acusa os grevistas de estarem a fazer politica e a tentar derrubá-lo. É uma acusação ridícula já que derrubar um governo é um direito de qualquer movimento que se veja obrigado a lutar contra a exploração e opressão dos trabalhadores.

Uma das reivindicações dos manifestantes é de que seja destinado 6% do PIB para a educação, uma soma bastante modesta. Do outro lado do planeta, os trabalhadores e estudantes do Brasil lutam para que 10% do PIB seja destinado à educação, o que demonstra a miséria educacional em que estão submetidos a maioria dos países. No Sri Lanka menos de 2% do PIB é reservado, atualmente, a esse setor.

É uma constatação dramática da situação dos países pobres como o Sri Lanka. O capitalismo não apenas mata de fome, mas também mantém na ignorância milhões de trabalhadores. A educação é dada apenas para que se possa ter uma mão-de-obra semi-escrava necessária para movimentar fábricas e bancos e, de preferência, completamente domesticada e dócil. Os ataques à educação são generalizados e atingem também, como bem sabemos, os países europeus.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.