1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

pb eh lingua basca asehEuskal Herria - ASEH - Decorre neste domingo, à volta do lago de Senpere (Lapurdi), a 29.ª edição da festa das ikastolas (escolas que apostam na imersão linguística em basco) do País Basco Norte: Herri Urrats, que este ano tem como lema «Elkartuz zabaldu», ou «L'ouverture en rassemblant», na tradução de Hur Gorostiaga, director da Seaska (Federação das Ikastolas de Iparralde).


Gorostiaga lançou um apelo à solidariedade de todo o País Basco, pois a Herri Urrats representa um «balão de oxigénio» para a Seaska. Este ano, mais uma vez, «tal como no ano passado e no ano que vem», o dinheiro da festa destina-se ao projecto de ampliação do colégio Xalbador, em Kanbo (Lapurdi), uma escola que «está em pleno crescimento, com mais 30 a 40 alunos a cada ano que passa». 

O euskaltegi Arturo Campion, de Iruñea, festeja o seu 40.º aniversário

O euskaltegi Arturo Campion (IKA), de Iruñea, faz 40 anos, e os festejos terão o seu ponto alto no próximo sábado.
 
«O importante há quarenta anos era começar, pôr mãos à obra, não deixar as coisas para mais tarde. E assim passámos os últimos quarenta anos: ensinando euskara, aprendendo e promovendo o seu uso. Muita gente passou por esta casa e todos eles contribuíram em maior ou menor grau para fazer esta longa trajectória», explicou a directora, Sagrario Alemán.
 

Destacou que o euskaltegi nasceu para «euskaldunizar Iruñea, ensinar euskara, lutar para que todos o falemos e se oiça nas nossas ruas», tendo acrescentado que «ainda não podemos relaxar, pois há muito trabalho para conseguir uma Pamplona bascófona. Facilmente passaremos mais quarenta anos empenhados no nosso propósito de euskaldunizar adultos, proporcionando dessa forma aos rapazes e raparigas que estudam no modelo D um ambiente em que possam não apenas aprender correctamente euskara, mas também usá-lo». [No dia 12 há festa; ver programa no ikacampion]


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.