1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

hispanGrécia - Diário Liberdade - Os trabalhadores do setor público protestaram nas ruas do centro de Atenas na última quarta-feira (23) contra o fechamento de postos de trabalho no setor público por parte do governo grego.


Trabalhadores acampados em frente ao Ministério do Trabalho, em Atenas. Foto: Reprodução/HispanTV

Foi realizada pelo sindicado dos funcionários públicos uma paralisação em solidariedade aos companheiros demitidos. Em toda a Grécia, cerca de 50 mil trabalhadores dos serviços sociais perderam seus empregos.

O governo do Syriza, comandado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, decidiu não renovar o contrato de milhares de trabalhadores municipais e demiti-los, buscando seguir à risca as imposições imperialistas da Troika, dentre elas a redução dos gastos públicos.

Os trabalhadores do setor público resistem. Além da paralisação de quarta-feira, os funcionários demitidos vêm acampando do lado de fora do prédio do Ministério do Trabalho, exigindo que o governo renove os seus contratos para que possam voltar a trabalhar.

“[O governo] não sabe o quão difícil é nossa vida diária, há trabalhadores aqui que estão passando fome”, disse uma manifestante à HispanTV.

Não só os trabalhadores públicos vêm se organizando para resistir aos ataques neoliberais da UE e do capitulador Tsipras. Greves e manifestações estão sendo realizadas cada vez mais frequentemente naquele país.

Na semana passada, trabalhadores da saúde realizaram uma greve de 24 horas pela contratação de mais funcionários para os hospitais e contra a redução dos salários, enquanto os aposentados protestaram contra os cortes nas pensões. Também os funcionários de museus paralisaram suas atividades por melhores salários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.