1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

6355318323 4c41d3ef76 zEstados Unidos - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A falsificação dos índices inflacionários


Foto: 401kcalculator.org (CC BY-SA 2.0)

De acordo com os dados oficiais, a inflação nos Estados Unidos seria um pouco superior aos 2% ao ano. Os critérios do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) minimizam o peso dos itens que têm maior impacto – saúde, educação e energia. Simplesmente usando os critérios anteriores às mudanças introduzidas pelo presidente da Reserva Federal (o banco central dos Estados Unidos), Allan Greenspan, em 1980, a inflação seria de 11,1%.

Leia também:

Pleno emprego nos EUA? (Parte I)

Pleno emprego nos EUA? (Parte II)

Pleno emprego nos EUA? (Parte III)

A partir de 2000, os custos com saúde sofreram um aumento de quase 60%. A educação aumentou em aproximadamente 35%, a energia e o transporte 50%, e as mensalidades escolares 100%. O custo dos alimentos, da energia e da moradia não têm sido refletidos nos índices inflacionários. Muito pelo contrário, eles têm sido camuflados por meio de vários truques, principalmente a redução do peso desses componentes no cálculo geral da inflação.

A imprensa imperialista se encontra envolvida numa campanha maciça sobre o suposto risco da deflação. De fato, esse risco é quase inexistente. Se trata de mais uma operação demagógica para camuflar os obscenos repasses de recursos públicos para os grandes capitalistas. Os volumes de circulantes colocados no mercado são gigantescos. O capital fictício não encontra colocação nas operações produtivas e passa a ser aplicado na especulação financeira, com a proteção do estado burguês.

Além do ultra podre QE (Quantitative Easing ou facilitação quantitativa), os bancos podem obter dinheiro ilimitado da Reserva Federal, a taxas de juros irrisórias, que é aplicado imediatamente na especulação financeira.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.