1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

6444087843 96805678dd zDiário Liberdade - [Alejandro Acosta] Nouriel Roubini, o economista que, em 2006, previu a crise de 2008, em detalhes, dá alguns detalhes sobre o esgotamento da especulação financeira e os problemas de "liquidez" associados.


A inundação dos cofres da Reserva Federal [ao lado] com títulos podres altamente especulativos provocou a queda das taxas de lucros, dos mesmos, de 15% para menos de 4%. Por esse motivo, a operação teve que ser eliminada. Foto: Tim Evanson (CC BY-SA 2.0)

Na realidade, está cada vez mais difícil vender os títulos podres nos mercados. Por esse motivo, os grandes capitalistas recorrem aos "quantitative easing" (alívio quantitativo) ou algum outro mecanismo de assalto dos cofres públicos.

Hoje, o Banco Central Europeu compra títulos podres pelo valor de face (sendo que o valor de mercado pode cair a 10% do valor de face) em 60 bilhões por mês. O Banco do Japão direciona em torno de US$ 600 bilhões por ano para realizar a mesma operação.

Nos Estados Unidos, a Reserva Federal é o banco central que é composto pelos diretores dos principais bancos privados. Até há alguns meses, eram destinados dezenas de bilhões de dólares para realizar a mesma operação. Mas o parasitismo escalou a tal grau que existe um mercado de títulos podres trilionário. A inundação dos cofres da Reserva Federal com esses títulos altamente especulativos provocou a queda das taxas de lucros, dos mesmos, de 15% para menos de 4%. Por esse motivo, a operação teve que ser eliminada.

Muito além dos problemas de “liquidez”

Mas os "quantitive easings" representam apenas um dos mecanismos especulativos. Outro, dos vários existentes, é o repasse de recursos públicos por meio de taxas de juros que em vários países são, inclusive, negativas! Esses recursos são aplicados na especulação financeira.

O mundo tem sido transformado num verdadeiro casino financeiro pelo punhado de parasitas que o controlam. Aliás, são apenas 150 famílias que estendem os tentáculos sobre todas as principais empresas.

Hoje, somente os ultra nefastos derivativos financeiros movimentam 15 vezes o montante que o PIB mundial movimenta.

Para o próximo período, está colocado um colapso de proporções apocalípticas. Desta vez, os estados burgueses se encontram hiper enfraquecidos por causa dos trilhões direcionados para resgatar os monopólios desde 2008. De acordo com um estudo do Congresso dos Estados Unidos, somente entre 2007 e 2010 foram direcionados US$ 16 trilhões com este objetivo.

Todos os problemas do capitalismo têm sido exacerbados pelo altíssimo grau de parasitismo. A economia mundial, de conjunto, se encontra em recessão. Os capitalistas já não conseguem mais extrair lucros da produção.

O aprofundamento da crise deverá escalar a inflação, o desemprego e a carestia da vida, o combustível que movimenta os trabalhadores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.